Avançar para o conteúdo

Fisioterapia Músculo-Esquelética

Área de intervenção dos fisioterapeutas que visa a prevenção e tratamento de problemas com origem no sistema neuro-músculo-esquelético.

A Fisioterapia Músculo-Esquelética tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento específicas baseadas no melhor conhecimento científico.

Musculo-esquelética
Exercício Clínico

Exercício Clínico

Não podemos dissociar o exercício físico da saúde. Mais do que nunca a prática de exercício físico deve ser encarada como uma componente fundamental e terapêutica do dia-a-dia.

Pilates Clínico

O Pilates Clínico foi criado por fisioterapeutas com o objetivo de ser utilizado como ferramenta terapêutica na reabilitação de pessoas com dor ou como método seguro de exercício físico, adequado a todos, incluindo grávidas e idosos, por exemplo.

Objetivos:

  • Aumentar força muscular
  • Aumentar a flexibilidade
  • Melhorar o alinhamento corporal
  • Melhorar o padrão respiratório
  • Aliviar o stress
  • Otimizar a coordenação motora
  • Melhorar a consciência corporal

 

Treino Funcional

O Treino Funcional é baseado em cinco padrões fundamentais de movimento humano e três categorias básicas de treino.

Objetivos:

  • Desenvolver proficiência do movimento
  • Aumentar força muscular
  • Melhora de coordenação e postura
  • Acelerar o metabolismo
  • Aliviar o stress

Fisioterapia Dermatofuncional

Área de intervenção dos fisioterapeutas responsável pela promoção e reabilitação da funcionalidade do sistema tegumentar. 

O fisioterapeuta dermatofuncional atua desde a prevenção ao tratamento das (dis)funções tegumentares, sendo a sua intervenção baseada na promoção da saúde, e na reabilitação em contextos reparador e cirúrgico. Assim, poderemos ver este profissional a atuar em diversas condições tais como: gordura localizada, fibro edema gelóide (FEG), flacidez cutânea e muscular, estrias, discromias, cicatrizes, rugas, patologias da pele (rosácea, psoríase, xerose, acne, dermatites e vitiligo), situações de descontinuidade cutânea como queimaduras e úlceras, atendimento pré, trans e pós-operatório, linfedema e mastectomias. Também apresenta um papel importante na luta contra o fotoenvelhecimento e no rastreamento precoce do cancro cutâneo com respetivo encaminhamento dermatologia.

Fisioterapia Dermatofuncional

Fisioterapia Uroginecológica

Área de intervenção dos fisioterapeutas que lhes permite intervir em diferentes populações, femininas e masculinas, ao longo do ciclo de vida.

O Fisioterapeuta pode prestar cuidados, individuais ou de grupo, na gravidez; pós-parto; incontinência urinária e fecal feminina, masculina e nas crianças; condições cirúrgicas da mama e uroginecológicas; Condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pós-parto e menopausa; Disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico no homem e na mulher.

Fisioterapia Neurológica

Área de intervenção da Fisioterapia que se baseia na avaliação e no tratamento de utentes com patologias que envolvem o sistema nervoso, sendo estas congénitas ou adquiridas.

A Fisioterapia Neurológica tem como objetivo atuar em utentes com alterações de movimento, controlo postural e função decorrentes de uma condição neurológica, de forma a promover melhoria dos padrões de movimento, força muscular, coordenação motora e/ou equilíbrio, permitindo assim potenciar a sua funcionalidade e autonomia.

Fisioterapia Neurológica
Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

Área de intervenção da Fisioterapia que se baseia na avaliação e no tratamento de utentes com patologias que comprometem o sistema respiratório.

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo avaliar a sintomatologia associada a patologias que comprometem a função respiratória, como a dispneia, tosse, fadiga e/ou expetoração e o estado funcional dos utentes, de forma a elaborar um plano de intervenção individualizado, que promova uma melhoria dos sintomas, da força dos músculos respiratórios, da capacidade funcional e/ou da higiene brônquica, melhorando assim a qualidade de vida.

Nutrição

A nutrição é a ciência que estuda a interação entre alimentos, nutrientes e o nosso organismo.

O Nutricionista é responsável pela avaliação, diagnostico, prescrição, orientação e monitorização nutricional e a sua atuação assenta em dados clínicos, bioquímicos, alimentares e biométricos.

A consulta de Nutrição tem como propósito avaliar as necessidades e otimizar o estado nutricional do individuo, através de um acompanhamento individualizado, tendo em conta os objetivos, respeitando as preferências e particularidades individuais, patologias, crenças, rotinas e religiões.

É uma área fundamental na manutenção da saúde, prevenção e/ou tratamento de diversas patologias, tendo como foco, transmitir hábitos alimentares saudáveis, de forma a proporcionar o bem-estar físico e a fornecer a energia adequada ao longo do dia.

nutrição
Psicologia Clínica

Psicologia Clínica e da Saúde

Especialidade da Psicologia que tem como finalidade a avaliação, o diagnóstico e o tratamento das doenças mentais, mas também a promoção da saúde mental, a prevenção da psicopatologia e a redução de situações de risco.

No âmbito da avaliação, o psicólogo clínico tem à sua disposição um conjunto de metodologias que devem ser cuidadosamente selecionadas e adaptadas a cada caso específico, tais como os testes psicológicos padronizados, a entrevista clínica e a observação. Depois de estabelecido o diagnóstico, deve passar-se à elaboração de um plano de intervenção. Existem diferentes modelos teóricos que sustentam uma intervenção psicológica. O modelo cognitivo-comportamental corresponde, em muitos casos, a uma excelente opção, dada a sua eficácia e duração breve. A intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde abrange atividades de terapia individual, familiar e/ou grupal, atendendo um público que pode ir desde a infância à terceira idade.

Atualmente, as problemáticas mais prevalentes nos consultórios de Psicologia Clínica estão relacionadas, na população pediátrica, com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, as Perturbações de Ansiedade e as Perturbações de Comportamento. Em adultos, encontram-se, sobretudo, Perturbações de Ansiedade e Perturbações Depressivas.